Solar Térmico

O porquê?
A utilização dos sistemas solares térmicos tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido á preocupação geral pelos efeitos destrutivos da utilização das formas convencionais de energia sobre o meio ambiente.
Os atuais consumos de energia, são os principais responsáveis pela contaminação da água e ar, alterando o clima do nosso Planeta.
A forma de tentar ajudar a resolver o problema é recorrer á utilização de energias limpas e ilimitadas, como por exemplo o sol, assim teremos uma energia limpa, ajudamos a proteger os recusos do nosso Planeta e com uma produção energética sem qualquer custo.
Radiação solar

Portugal é um dos países da Europa com maior incidência de radiação solar: o número médio anual de horas de Sol em Portugal é de aproximadamente 2500.horas).
Sistema Termossifão

- Operam c/ menor rendimento porque o caudal é regulado pela radiação incidente;
- Maiores perdas térmicas;
- Menor durabilidade do acumulador (sujeito às condições climáticas);
- Impacto estético negativo.
Sistema Forçado

Circulação forçada
É feito através da circulação forçada da água, por meio de uma bomba circuladora, este processo dá aos sistemas forçados uma total flexibilidade no desenho do circuito e projeto, ao contrário do sistema termossifão o deposito de acumulação pode ser instalado a cima do coletor, ao lado e até mesmo a baixo, a bomba de circulação está ligada a um controlador automático, e com a leitura de sondas de temperatura que dão a informação da diferença de temperatura entre o coletor e o deposito de acumulação, para fazer a paragem ou arranque do circulador.
O sistema é sempre composto por pelo menos dois circuitos, um chamado circuito primário e outros secundário, terciário, etc.,
VANTAGENS
DESVANTAGENS